No dia 4 de dezembro fomos furtados em Montenegro e relatamos como tudo foi aqui e depois aqui.
Hoje 16 de dezembro, 12 dias depois estamos ainda digerindo tudo que aconteceu e passando por um processo de aceitação. O que nos ajudou foram as mensagens de conforto, de apoio e principalmente de proposta legítima de tentar ajudar:
“Estou indo para a Europa, se quiserem posso levar o que estiverem precisando”
“Como estão fazendo com o dinheiro já que estão sem cartão? Eu posso fazer uma transferência para vocês?”
Enfim, foram várias mensagens que nos levantaram a moral e o ânimo! Hoje analisando ainda não conseguimos explicar ao certo como tudo aconteceu, mas aos poucos algumas coisas vão se encaixando. A perda foi totalmente material, nem um de nós sofremos agressão física ou tivemos problema de saúde.. o que já é um baita lucro! Porque na real a perda material pode ser recuperada, e afinal não foi a nossa primeira… já tivemos prejuízo com duas GoPro nessa viagem.
Em dois anos de estrada não temos muita história ruim para contar e essa claramente será uma delas – de verdade, se todo prejuízo que vier daqui para frente for neste nível, então estamos no lucro!
No começo prevíamos um prejuízo direto de mais de dois mil doláres, mas na realidade este custo caiu para menos da metade. Como Montenegro não tem embaixada brasileira tivemos que viajar até Belgrado na Sérvia para retirar novos passaportes. A viagem de carro levaria 9 horas e meia para percorrer 511 km, isso pelo Google Maps mas na prática levaríamos 12h. A melhor saída foi pegar um vôo de 1h por 100 dólares cada um. Em Belgrado, com muito frio e um dia cinza, chegamos e direto seguimos para a embaixada. A equipe toda nos atendeu com muito carinho e conseguiram expedir os passaportes no mesmo dia.
O custo de emissão dos novos passaportes é que estava nos tirando o sono: 240 doláres para cada passaporte, ou seja no total pagaríamos 480 doláres. Pagamos com sangue nos olhos, mas quando voltamos horas mais tarde para retirar o passaporte fomos informados que poderíamos pagar 240 doláres para a emissão dos dois. Que alívio! Uma benção recebida!
Voltamos para Montenegro no dia seguinte e estamos tentando entrar no foco das coisas de novo. Acreditamos que tudo tem um significado em nossas vidas, este evento não foi apenas por culpa da nossa falta de atenção – tem alguma mensagem ai que a vida quer nos ensinar além do simples: cuide dos seus pertences. Algumas outras lições estamos aprendendo sobre o ocorrido e é isso que faz a vida valer a pena! Vida que segue, minha gente!
Deixe-nos um comentário!
comentários