Em Maio de 2015 estivemos em Flagstaff no Arizona / Estados Unidos. Fizemos o roteiro do oeste ao leste do país, ou seja da Califórnia para Nova York. A maior parte do tempo dirigindo pela highway 40 que é paralela a Route 66, isso significa que a estrada é cheia de cidades históricas e com muita atração. Ainda no estado do Arizona ficamos sabendo de mais um parque nacional imperdível e bem na nossa rota.
O Parque Nacional da Floresta Petrificada ou Petrified Forest impressiona mais pela história! A 200 milhōes de anos atrás quando ainda todos os continentes estavam juntos (a chamada Pangeia) esta região se localizava perto da linha do Equador. Por este motivo ali já foi uma floresta de grandes pinheiros, rios e lagos, habitada por jacarés e dinossauros extintos. Imagina?
As árvores que beiravam os rios caíam e eram depositadas debaixo da água em um terreno com argila e outros componentes que ‘blindaram’ a decomposição dos troncos. Estes troncos submersos foram mantidos assim por anos e se petrificaram com o passar do tempo.
Com a origem dos continentes e o rompimento da Pangeia esta área foi trazida para uma região que totalmente extinguiu a vida do lugar por conta das condições climáticas. Com a ação do vento e chuva estes troncos foram trazidos a superfície.
Hoje estes troncos são encontrados por esta região desértica e em forma de pedras e com uma energia incrível de sentir!
Vale a pena conhecer o Parque Nacional da Floresta Petrificada.
Deixe-nos um comentário!
comentários