Nossa viagem já estava em clima de despedida da Europa. Depois de atingir o extremo oeste da Europa em Portugal, começamos a dirigir sentido leste passando por Espanha e agora pela segunda vez na França.
De volta a terra dos queijos e vinhos começamos a estocar alguns destes deliciosos produtos no Brasileirinho. Cada vez que visitávamos o supermercado era para experimentar algo novo: queijos, patês, nutella, madeleine, baguette… tudo!
Se pudesse levaríamos o supermercado da Franca no nosso carro. rs Acho que é por isso que estamos engordando nessa viagem! Come, bebe, dorme, dirige, come, bebe, dorme, dirige…
Dirigimos pela costa sul, margeando o Mediterrâneo e ainda assim passando por pequenas vilas. A impressão que tivemos no norte também se repete aqui no sul: a França tem este toque de cidade do interior. Pequenas cidades que transcendem a calma do dia-a-dia, pessoas que caminham pelas ruas vazias com suas baguettes debaixo do braço sem pressa de chegar em casa.
Já podemos assumir que gostamos demais da França? Mas e os franceses? Tivemos uma excelente relação com eles. Guardam sempre um estilo mais reservado e de poucas palavras, difícil de tirar um sorriso, mas um bonjour (bom dia) você vai receber! No camping alguns tentavam conversar e de alguma maneira conseguíamos nos entender. Quando respondíamos em inglês ninguém fazia cara feia, apenas continuavam falando em francês…
Nosso destino era novamente a praia. A gente queria mesmo era curtir os últimos dias de sol na Europa, afinal já era 25 de setembro e o outono estava chegando com força. O lugar escolhido foi Calanque d’en Vau, perto da cidade de Cassis – onde ficamos por duas noites. Para chegar nesta praia maravilhosa é preciso fazer um belo hiking de 1h30, e que como podem ver, vale total a pena.
Dali dirigimos pela região dos campos de lavandas em Provence, mas chegamos tarde. Pois já haviam colhido as lavandas e os campos estavam vazios. De qualquer forma continuamos dirigindo sentido a fronteira com a Alemanha.
Ainda passamos por Lyon e Dijon, duas cidades famosas pelo seu centro histórico na França. Pouco exploramos estes lugares. Como disse, estávamos mais encantados com as feiras e a comida. Era tanto queijo, vinho, pão, frutas secas e quitutes que acabamos ficando mais na nossa cozinha acampada. A França vai deixar saudade e alguns quilos a mais!
Alguns dias atrás recebemos a notícia por email que nossos cartões do banco seriam cancelados. Pedimos para enviar os novos cartões para nossos amigos que moram no norte da Suíça. E este seria nosso próximo destino. Como vocês sabem evitamos as rodovias pedagiadas e a Suíça é cheia delas, para evitar teríamos que fazer uma volta passando pelo sul da Alemanha. Nos despedimos da França e dirigimos rapidamente para a Alemanha e Suíça… assunto para um próximo post.
Deixe-nos um comentário!
comentários