Entramos na França já fim do dia 25 de agosto de 2015, encontramos um camping-municipal em Stenay na beira da estrada e mesmo com a recepção fechada conseguimos entrar. Encostamos em um cantinho e começamos a descer as nossas coisas para preparar o jantar. Depois de tanto tempo longe do Brasileirinho foi bom sentir o gostinho de acampar novamente, foi como se tudo estivesse voltando ao normal. Tão normal que naquele dia choviscou.
No dia seguinte tínhamos um único destino, um pulo rápido em Paris para fazer uma foto histórica com o Brasileirinho em frente a Torre Eiffel – símbolo de uma das principais capitais européias.
Mesmo assim sabíamos que antes de chegar em Paris teríamos que passar pela famosa região de Champagne. Como somos fãs de vinho não poderíamos deixar de passar por ali, mesmo que estamos sem um centavo no bolso para gastar com bebidas caras.
No fim o passeio rendeu bem, de vinícola em vinícola visitamos a mais famosa Veuve Clicquot que fica em Reims, mas não pagamos pelo tour – sentimos que fizemos tanto no Chile, Argentina, Napa Valley que chegamos no nosso limite. De qualquer forma esta região é linda já da janela do carro… se tiver tempo para explorar então, daí deve ser divino!
Naquela manhã antes de sair do camping havíamos preparado um linguini para fazer uma salada de macarrão no almoço. Na estrada paramos em um supermercado e compramos rúcula e presunto de parma para complementar nossa salada de macarrão. Enquanto dirigíamos para Paris, paramos em uma cidade charmosinha para fazer o nosso almoço. A cidade chama Chateau-Thierry, ainda na região de Champagne e que fica a beira de um rio. Desta vez bateu uma sensação de felicidade inexplicável. Sabe aquele momento que você abre um sorriso sem saber o motivo? Foi assim que nos sentimos. Estavamos nós dois ali sentados dentro do carro, comendo um simples e delicioso macarrão em um prato de plástico e de repente começamos a nos dar conta que somos felizes! Neste momento a gente valorizou o que tinha e agradeceu!
Nós já tinhamos passado por aqui antes do carro chegar enquanto mochilávamos, então esta parada seria apenas para posar para foto e nada mais. Mesmo assim a vontade de ficar era intensa. Paramos o carro ali no pé da torre, tiramos as fotos enquanto todos olhavam para o nosso carro sem saber o que se passava. Depois estacionamos logo ao lado, tiramos uma baguette e alguns frios e fizemos um rápido picnic novamente.
Foram alguns minutos em Paris e logo pegamos estrada de novo. Desta vez nossa parada seria o Vale du Loire, a região de lindos castelos da Franca. Encontramos um camping e debaixo de chuva acampamos.
No dia seguinte, saímos para explorar os diversos castelos da região. São tantos que a resolvemos selecionar apenas alguns, ainda chovia e isso nos fez desanimar um pouco. Como as visitas são pagas, ficamos apreciando os castelos de fora mesmo.
O que mais nos impressionou foi o Chambord, daqueles que tem tudo que você espera de um castelo! O lago na frente, os elementos arquitetônicos.. enfim, tudo!
Dali seguimos para a região de Bordeaux, de novo mais vinhos! Sim a gente não cansa de beber! Ali é conhecido pelos melhores vinhos da França. O que a gente gosta de explorar neste lugares, são as cidades charmosas, os centrinhos antigos, as lojinhas rústicas e os lindos campos repletos de cachos de uvas no pé. Visitamos a cidade de Saint-Emilion que é a mais fofa de todas e melhor de explorar. Nossa visita foi em agosto, por isso encontramos muitos campos verdes e com uvas – sei que no outono e inverno esta paisagem não fica assim tão linda.
Da região de Bordeaux seguimos para a costa na região de Biarritz, já quase fronteira com a Espanha. Na estrada vimos placa para as Dunes du Pilat ou também conhecida como Grande duna do Pilat. O lugar fica ali na França mesmo e é a maior duna de areia que existe na Europa. Paramos para conhecer e subir no topo da duna. A visita é grátis e super válida, tem um vista incrível e a energia do lugar é muito boa!
Nos despedimos da França por ora, mas sabíamos que voltaríamos no retorno de Portugal. Compramos alguns maravilhosos queijos e também nos abastecemos de vinho e nutella e seguimos para Espanha já com gostinho de AU REVOIR, FRANCE!
Deixe-nos um comentário!
comentários