A saga para embarcar o carro em um container no porto de Vladivostok na Rússia para o Chile foi longa mas tivemos muito sucesso! Iniciamos o processo 5 meses antes quando ainda estávamos em Montenegro, desde então eu estava conversando com agentes no porto para calcular o tempo e os custos. A princípio só consegui contato com o Yuri – aparentemente o único agente no porto que pode fazer isso – e o preço não era nada agradável: $5,000.00 (cinco mil dólares para embarcar o carro para qualquer lugar da América do Sul). Mesmo assim seguimos dirigindo com a esperança de encontrar formas para diminuir o risco.
O Yuri sabia que estávamos reclamando do alto custo e já deixei avisado que se aparecer alguém para dividir ficaria melhor. Depois de um tempo ele nos enviou um email confirmando que um casal alemão embarcaria o carro para a Am. do Sul no final de julho e foi ai que começamos a acelerar.
O processo todo foi muito simples por conta da assessoria do Yuri, chegamos em Vladivostok alguns dias antes do embarque e tudo correu conforme ele nos orientou. O Yuri nos levou para uma lavagem completa do carro, colocou em um caminhão munck que o levou para o pátio onde estava o container. Pronto. No dia seguinte foi a hora da papelada e pagamento, a papelada levou algo como 30 minutos e o pagamento pode ser feito em dinheiro ou transferência bancária. Optamos pagamento em cash porque havia desconto.
Nas nossas trocas de emails com o Yuri estávamos inseguros, ele tem um tratamento mais seco nas relaçōes. Porém pessoalmente ele foi excelente, não tivemos nenhum custo extra e até nos deu um desconto. Como o carro já estava no container ele se preocupou em nos levar e buscar em todos os lugares para fazer os trâmites, não tivemos nenhum custo com taxi. Isso fez a diferença. Se recomendamos? O serviço do Yuri é caro, mas não achamos outra opção. Ele é um excelente profissional e fala bem inglês – o que na Rússia pode ser um pouco raro.
No fim nossos custos foram:
U$ 2,800 dólares pagos diretamente ao Yuri
U$ 10,00 da lavagem do carro.
Saímos do escritório com um único papel informando (o mais importante de todos chamado Bill of Landing ou simplesmente BL) nele constam todas as informações do embarque e desembarque e também o número do container para rastreamento, com isso podemos acessar o site da empresa e saber exatamente onde o navio está e quando chegará no porto de San Antonio no Chile.
O desembaraço no Chile é outra história e por enquanto estamos aguardando.
Vamos ver como vai ser…
O bom é que essa foi não foi nossa primeira vez embarcando o carro no container. Na verdade foi a última, aqui encerramos o ciclo de volta ao mundo de carro – a primeira foi na Colômbia para o Panamá, depois de Nova York para Alemanha e agora da Rússia para o Chile.
Abaixo você pode ver os links dos outros embarques.
Deixe-nos um comentário!
comentários