Estes dias eu e o Renan estávamos conversando e lembramos o quanto foi deliciosa a nossa passagem pelo Uruguai, Argentina e Chile. Na verdade, a gente não imaginava que estes seriam um dos países mais baratos da nossa viagem. Agora com o dólar nas alturas talvez seja melhor pegar o carro e explorar a beleza dos nossos vizinhos, que tal? Separamos aqui algumas dicas que podem ser úteis para quem pretende viajar de carro para o Uruguai, Chile e Argentina. Nossos vizinhos tem lugares incríveis, comida excelente, preços acessíveis e muita gente boa. Aproveite!
1. Câmbio
Sei que está doendo comprar dólar, mas esta é a melhor maneira de você economizar. Vai por mim, passar tudo no cartão vai doer mais.
Uruguai: tem muitos lugares que aceitam o dólar, mas compre alguns pesos uruguaios antes de atravessar a fronteira no Chui.
Argentina: aqui você vai se sentir rico. Muitos lugares aceitam dólar também, então faça o cambio na rua. Pesquise a melhor taxa em casa de câmbio, lojas, restaurantes (estes são os melhores lugares para fazer seu dólar render).
Chile: aqui o melhor câmbio é no banco. As casas de câmbio pagam pouco e é raro encontrar algum comércio que aceite a moeda americana. Nossa melhor experiência foi trocando no Banco Santander, são as melhores taxas e não precisa ter conta com eles.
2. Documentos e regras de trânsito
Para dirigir nos países hermanos é necessário ter o seguro CARTA-VERDE. Este é o seguro obrigatório para terceiros, não pense que você vai conseguir viajar sem ele por lá. Fatalmente um policial irá pedir este documento. Sempre pedem. Você deve adquirir antes mesmo de sair do Brasil. Nós compramos em Porto Alegre no escritório da Porto Seguro. Pergunte a sua seguradora se eles emitem o Carta-Verde.
Cruzou a fronteira? Então deixe os faróis ligados o tempo todo. Uruguai, Argentina e Chile todos tem a mesma lei: dirigir sempre com os faróis acesos (mesmo de dia e com o sol rachando). Na Argentina esquecemos o tal do farol e o policial pediu propina, foi a única de toda a viagem.
Nem preciso lembrar das regras comuns, como respeitar limite de velocidade, o uso do cinto de segurança em todos os assentos (inclusive passageiros de trás), não dirigir embriagado, equipamentos obrigatórios no veículo (são os mesmos do Brasil) e documentação do carro/moto em dia.
3. Abastecendo
Aqui tem uma pegadinha: gasolina é NAFTA, agora Diesel é GASOIL. Não confunda e avise sempre o frentista do posto porque eles são campeōes em não conhecer seu carro e tacar qualquer combustível.
Se estiver viajando para a Patagônia considere levar tanque extra de combustível e carregue ele sempre cheio. Muitas vezes é difícil encontrar posto nas estradas (não é exagero) e frequentemente acontece greve impossibilitando o abastecimento.
4. Alimentação
Se a ordem é economizar então pode se esbaldar com os supermercados. No Uruguai os preços são mais altos. Já na Argentina é tudo mais barato, mas com pouca variedade. O Chile tende a ter mais opçōes, porém os preços são bem parecidos com o do Brasil. O bom é que em qualquer lugar você encontra uma panaderia com ótimas opçōes de empanadas. Quer uma refeição rápida, prática e saudável? Muitos supermercados vendem frango assado, compre uma salada para acompanhar e faça sua refeição ao ar livre. É fácil encontrar uma picnic area nas estradas.
5. Hospedagem
Você ainda não sabe o que é viajar com baixo custo e muita alegria. Os argentinos irão te ensinar o verdadeiro significado do desapego, da boa comida em camping e da amizade instantânea. Mesmo que você não suporta acampar, dê uma chance e passe uma noite em um camping. Esta é a melhor forma de conviver com nossos hermanos, dividir refeiçōes com ótimos vinhos e muita conversa boa. Não conseguimos lembrar de um camping que não fizemos amigos. Isso vai fazer a sua viagem valer totalmente a pena.
Tanto no Uruguai, na Argentina quanto no Chile é sempre possível encontrar um camping. Alguns são ótimos, com cozinha, uma sala com lareira e muita área com sombra… mas também tem os campings que são precários. Mas de um modo geral, não lembro de nenhum ruim. Todos encontramos água quente no chuveiro e preços bons que variam de 5 a 15 dólares.
6. Fronteiras
A nossa principal dica aqui é no dia de fronteira você não pode ter comida no carro. Os chilenos não permitem por nada a entrada de alimentos perecíveis: leite, frutas, verduras, queijo, carnes, enfim… antes de cruzar a fronteira faça um limpa no carro. Eles vão entrar no seu carro, vão procurar até encontrar. Juro, são muito chatos. E você inclusive pode levar uma multa caso eles encontrem algo que você não declarou. Vai por mim, nada de fazer compras no supermercado antes de cruzar fronteira com o Chile.
Se você vai visitar estes países então precisa ler o nosso post sobre FRONTEIRAS.
7. Clima, roupas e mala
Mesmo no verão é possível que as temperaturas sejam muito baixas. Do Uruguai até o Chile sempre bate um ventinho fresco no final da tarde. Infelizmente você vai ter que levar roupa para todos os climas: quente e seco / muito frio e úmido. Não subestime o clima nos três países muda muito no mesmo dia. De preferência leve roupa impermeável, daquelas que não molha, sabe? Ajuda muito para fazer trilhas.
8. Prepare uma longa playlist de músicas.
Você já sabe quantos km irá percorrer? São muitos!! Não poupe suas energias em buscar músicas para esta viagem. Nosso ipod, pendrive e as músicas no celular não foram suficientes… temos mais de 5 mil músicas. Juro. Baixe tudo o que você gosta e até o que não gosta, você irá ouvir todas. Audio livro e Podcast também valem, se renda a eles…vale muito a pena!
9. Segurança.
Por mais que moramos em um país violento e já sabemos de todas as atitudes que fazem os ladrōes felizes: deixar coisas no carro a vista, andar com a bolsa tranquilamente e as vezes até aberta, passear com celular e máquina fotográfica na mão… e uma outra infinidade, quando estamos viajando tendemos a tirar férias até desde tipo de preocupação. Isto não é bom! Continue seguindo todos os seus procedimentos para uma viagem segura e confie em mim, REDOBRE A ATENÇÃO! Cheque todas as vezes se trancou as portas do carro, esconda os objetos, ande com aquela bolsinha (a doleira) contendo dinheiro e documentos e por ai vai…
post listamos os TOP 5 DE CADA PAÍS veja o que mais nos encantou no Uruguai, Argentina e Chile.
Gostou destas dicas? Paga uma cerveja pra gente, clique aqui e saiba como ajudar.
***Livro Outsiders Américas entre Extremos! CONDIÇÕES ESPECIAIS. Aproveite essa oportunidade CLIQUE AQUI e adquire o seu!
Deixe-nos um comentário!
comentários