Nos despedimos da França e entramos na Alemanha, era a segunda vez que entrávamos na Alemanha e a primeira havia sido meses atrás para retirar o carro do conteiner – leia o relato aqui. Ainda estava bem cedo e decidimos parar em um Lidl – nosso supermercado favorito (só por causa dos preços). Fizemos no estacionamento mesmo o nosso café da manhã. Enquanto estávamos ali passando o café um alemão se aproximou e perguntou sobre a nossa viagem. Ficamos um bom tempo conversando e ele nos falou que deveríamos visitar Israel. Ele ficou horas falando o quanto ele era admirador da cultura judaica e que já visitou diversas vezes Jerusalém. A gente tava gostando de papear com ele mas daí começamos a perceber que ele insistia no assunto relacionado aos judeus. Parecia que ele queria nos dar a impressão que alemão gosta de judeus. Bom, não sei muito bem o que ele queria nos dizer com isso… mas foi bizarro. Nos despedimos do amante dos judeus e no dia seguinte seguimos para Munique. Lá em Munique fomos visitar o Campo de Concentração em Dachau – um lugar considerado campo modelo no regime nazista (e onde alguns alemães, tempos atrás, não eram nada amantes de judeus).
O chocante Campo de Concentração de Dachau que fica poucos quilômetros (cerca de 10km) da cidade de Munique. É lugar completo com todas as informaçōes, fotos, depoimentos e filmes sobre este período. Tudo disponível em alemão e em inglês. Mas, se você quiser (nós pegamos) pode pegar um audio guia em português por 3 euros cada. Ah e a entrada em Dachau é totalmente gratuita.
Dachau foi um dos primeiros campos de concentração nazista na Alemanha. Em tempos de guerra ele foi considerado o “campo modelo” e todos os outros deveriam seguir o exemplo deste lugar. A visita é longa, bem detalhada e bastante impactante. Os alemães não omitem informaçōes aqui, existem diversos videos-depoimentos, fotos e relatos de sobreviventes.
Algumas pessoas podem perguntar por que ir a um lugar tão triste? Conhecer Dachau foi ótimo para entender melhor este lado tão recente da história, nos faz refletir sobre aqueles dias e o dias de hoje! Eu e o Renan ficamos impressionados com o museu que não ocultou nada do lugar e deixou bem claro como eram os dias em tempo de holocausto. Um lugar que vale a experiência da visita!
Agora, tem uma dica que a gente quer compartilhar aqui! Existem infinitos filmes a respeito deste período histórico e nós assistimos alguns deles tais como: Operação Valquiria, a Lista de Schindler, A Vida é Bela, O pianista, A Queda, O Menino do Pijama Listrado e tem um bem recente que é a Dama de Ouro. Maaas nenhum destes filmes nos deu um panorama tão bom quanto este episódio do podcast do Escriba Café.
Nós estamos adorando baixar podcast no nosso celular e escutar no carro enquanto dirigimos e este aqui é um daqueles que colocamos para repetir algumas vezes para entender todo o detalhe. Você pode ouvir ao podcast clicando aqui, nós baixamos direto pelo aplicativo de podcast do iphone.
Gostaram? Depois conte para a gente o que vocês acharam!
*Se você não leu o nosso relato sobre a Oktoberfest em Munique, clique aqui.
Deixe-nos um comentário!
comentários