Vamos explicar aqui como foi todo o processo de envio do carro da América para Europa. Pode parecer super complicado, mas no fundo vimos que não é nenhum bicho de sete cabeças.
Nossos dias de Estados Unidos chegaram ao fim e decidimos enviar o Brasileirinho de New Jersey, perto de Nova York, para a Europa.
O primeiro passo foi contatar as empresas que podem fazer o transporte do carro em um conteiner. Pesquisando encontrei algumas e enviei um email explicando que temos um carro com placa brasileira, documentos brasileiros e para adiantar o processo mandei todas as medidas do veículo e o peso atual. Também expliquei no email que gostaria que o carro fosse enviado via conteiner e não RoRo. No nosso caso não especificamos nenhum porto (nem de saída e nem de entrada) porque estavámos procurando o porto mais barato.
As respostas foram que os portos mais baratos no Estados Unidos são do nordeste do país, ou seja na região de Nova York. Para nós isso foi ótimo porque era exatamente onde estávamos. Também recebemos a notícia que os portos mais baratos na Europa estão na Alemanha e Holanda.
Os nossos contatos de diferentes empresas nos enviaram tudo que seria preciso para o envio do carro e acabamos fechando com uma empresa que chama Schumacher Cargo. Fechamos com eles porque foram os únicos a dizer que poderiam nos ajudar a conseguir um documento que nos faltava: o papel de aduana do carro.
Agora parênteses: quando cruzamos a fronteira do México para o Estados Unidos não recebemos nenhum papel de entrada do carro (procedimento normal em fronteiras). Fomos informados que não precisaríamos de nenhum documento já que ficaríamos por menos de um ano. Conversamos com outras pessoas que também cruzaram a fronteira e todos nos informaram que o Estados Unidos não faz a imigração para o carro. Pois então ficamos tranquilos. Porém, ao enviar o carro do porto de New Jersey foi exigido o tal documento que não nos deram. Dai deu confusão!
Para a nossa sorte a Schumacher disse que poderia nos ajudar a conseguir o tal papel e que já haviam feito isso antes. Para resolver esta questão teríamos que deixar o carro na garagem da empresa deles por uma semana até conseguir o tal papel. Foi o que fizemos. Levamos o Brasileirinho no escritório em Jersey City, entregamos a chave do carro e o documento e uma lista inventário com tudo que havia dentro do carro – caso houvesse algum furto ou dano.
De lá embarcamos nós dois em uma avião para o sul da Itália.
Em duas semanas o carro já estava com a papelada pronta e embarcado em um conteiner. Depois disso o navio levou mais duas semanas para chegar ao porto de Bremerhaven, no norte da Alemanha. Enquanto isso recebemos um email dizendo os próximos procedimentos e o contato em Bremerhaven que nos ajudaria a desembarcar o carro.
Em Bremerhaven recebemos o email da empresa que nos auxiliaria a retirar o carro. Foi tudo muito simples. Acordamos cedo na segunda-feira, dia 24 de agosto de 2015, andamos até o Automóvel Clube da cidade para fazer o seguro-obrigatório na Europa. Com este seguro em mãos andamos até a empresa que nos ajudaria, a LPL. Em menos de dez minutos e com todo o auxílio deles já estávamos com o Brasileirinho. O que demorou foi fazer a documentação da aduana do nosso carro para sair do porto de Bremerhaven.
Para a nossa surpresa a aduana nos pedia um depósito para assegurar a não comercialização do carro na União Européia. Esse depósito seria devolvido na nossa conta bancária após a saída da Schengen Area. Depois de muita conversa chegamos a um valor e tivemos que desembolsar 3.408,00 euros. Para nós foi um choque porque não recebemos essa orientação quando saímos de New Jersey e também porque nunca ouvimos falar deste procedimento. Pegamos todos os contatos dos agentes da aduana e ficamos com a documentação do depósito para garantir a devolução do dinheiro quando sairmos da Schengen Area – o que na nossa previsão a saída seria pela Croácia.
Nesse processo não participamos do embarque e nem do desembarque do carro no navio, tudo foi feito por eles (Schumacher e LPL). O carro estava exatamente como entregamos, porém faltando o nosso aparelho GPS que funciona como rastreador, geralmente utilizamos para marcar os lugares que passamos.
Depois de muita conversa com o nosso contato da Schumacher eles resolveram nos depositar o valor do aparelho desaparecido. E conseguimos resolver isto! Quanto ao valor do depósito de 3.408,00 euros também recebemos integralmente em nossa conta bancária depois que deixamos a Schengen Area.
CUSTOS
Para embarcar o carro pagamos:
895$ doláres americanos para a Schumacher Cargo referente ao valor do transporte, conteiner e taxas portuárias.
225$ doláres americanos para a Schumacher Cargo conseguir o papel da aduana
TOTAL ESTADOS UNIDOS: U$ 1,120.00
Para desembarcar o carro pagamos:
105€ Seguro Carta Verde pago para o Automóvel Clube de Bremerhaven
345€ Taxas Portuárias de Bremerhaven pago para LPL empresa que nos auxiliou
TOTAL EUROPA: 450€
3.408€ Seguro-depósito para a Aduana Alemã em Bremerhaven. (Este dinheiro já recebemos de volta quando carimbamos a saída do carro na fronteira entre Hungria e Croácia – tudo certo).
Contatos
Fizemos o nosso envio com a Schumacher. Nosso contato com eles o tempo todo foi por email e sentimos que eles fazem isso com frequência, portanto você é apenas mais um e os emails são respondidos incompletos. Quando conseguimos o contato por telefone tivemos uma sensação melhor – mesmo assim você fica sem registro do que estão dizendo.
Para quem tiver interesse este é o nosso contato.
Empresa: Schumacher Cargo Logistics / Agente: Ron Turnage / email:
De qualquer forma fizemos contato com outras empresas anteriormente e que nos pareceu muito melhor, porém não fechamos com eles pois não poderiam nos ajudar a conseguir os papéis americanos da aduana. Eu teria feito com eles inclusive porque o preço era melhor, segue o contato abaixo:
Empresa: Cargoux / Agente: Natalia / email:
No total levamos 6 semanas entre entregar o carro e receber na Alemanha, geralmente são quatro semanas porém sofremos duas semanas de atraso por conta da documentação.
Caso você esteja procurando este tipo de custo aqui segue o link de outros amigos que também já fizeram este processo de embarcar o carro em navio para cruzar o oceano, basta clicar no nome do projeto e você será direcionado para a página:
– enviou o carro de Buenos Aires para Europa
Viajo Logo Existo – de Miami para Europa
Caso queira mais informaçōes basta nos contatar:
Deixe-nos um comentário!
comentários